10 benefícios do feijão azuki que valem a pena conhecer

Entre os nutrientes do feijão azuki vale a pena citar que ele é rico em fibras, proteínas e ácido fólico.

Originário do Japão e trazido para cá pelos imigrantes japoneses no início do século XX, essa é uma leguminosa selvagem, isto é, uma semente que não precisa ser semeada. Sem falar que é provavelmente o feijão com mais nutrientes e benefícios para a saúde – inclusive, é super apreciado lá do outro lado do mundo. Que tal conhecer 10 motivos para consumi-lo e turbinar ainda mais seu prato?

1. Bom para os rins e vesícula

O feijão azuki é um alimento diurético, o que faz com que ele seja ótimo para a diluição, prevenção e expulsão das pedras nos rins e vesícula, pois ajuda na eliminação do excesso de sódio no organismo.

2. Amigo dos diabéticos

Esse feijão tem uma fermentação menor do que os outros e é de fácil digestão, o que contribui muito para controlar os níveis de glicose na corrente sanguínea. Além de ajudar no controle da doença, ele pode preveni-la.

3. Ajuda na digestão

Por ser facilmente digerido e rico em fibras, feijão azuki melhora a digestão, além de prevenir doenças no estômago. Além disso, esse nutriente melhora a flora intestinal, combatendo a prisão de ventre, fortalecendo o intestino e combatendo doenças e problemas relacionados a esse órgão.

4. Dá saciedade, evitando a compulsão

Outra vantagem das fibras é que elas dão saciedade, ajudando a evitar a compulsão alimentar. E, por serem muito pouco calóricas, acabam ajudando também quem precisa emagrecer, pois facilitam a perda de peso.

5. Aliado na gravidez

O feijão azuki é rico em ácido fólico, o que significa que é excelente para mulheres grávidas (que geralmente precisam fazer reposição química diária do composto). Ele também protege a placenta e evita diversas doenças fetais, como a anencefalia e deficiências congênitas.

6. Bom para o coração e para a pressão arterial

Além de baixar o colesterol ruim – afinal, é rico em fibras -, esse alimento é fonte de magnésio e potássio, que ajudam no bom funcionamento cardiovascular e relaxam os vasos sanguíneos. Isso também melhora a pressão arterial, diminuindo o risco de hipertensão, derrame e outras doenças cardíacas.

7. Bom para quem quer ganhar massa muscular

Quer uma bomba proteica natural? Achou! O feijão azuki é rico em proteínas, o que faz com que ele seja ideal para pessoas que desejam ganhar mais massa muscular. Esse nutriente também ajuda a dar mais energia para o corpo, e por isso é essencial na dieta de quem pratica exercício.

8. Previne a osteoporose e fortalece a estrutura óssea

O zinco e o cobre presentes no feijão azuki fortalecem a saúde dos ossos, ajudando na prevenção de diversas doenças ósseas, como a osteoporose. Além disso, o zinco ajuda na cicatrização e o cobre combate o envelhecimento precoce das células.

9. Possui efeito detox

Você já ouviu falar do molibdênio? Ele é um mineral poderosíssimo (que inclusive produzimos em nosso corpo) e que tem efeito desintoxicante. E adivinha qual alimento é rico em molibdênio? Exato, o feijão azuki! É bom lembrar que alimentos detox ajudam a limpar o organismo de toxinas e ainda favorecem a absorção de substâncias benéficas para o corpo.

10. Evita e combate a anemia

Como todo bom feijão, o azuki também é rico em ferro, o ajuda a prevenir a anemia. Ele também é um ótimo alimento para comer quando já se está doente, pois possui alta concentração de ferro e é de rápida digestão. E aí? Já se convenceu a adicionar essa leguminosa na sua dieta diária?

Receita de saladinha colorida com feijão azuki:

Ingredientes
1 xícara de chá de feijão azuki cozido ou outra leguminosa
4 colheres de sopa de tomate picado
2 colheres de sopa de cebola roxa picada
3 rodelas finas de pepino cortados em quatro
1 punhado de brotos de feijão
2 colheres de sopa de azeite
Pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de coentro picado
2 colheres de sopa de cheiro verde
Sal a gosto
1 colher de sopa de gergelim preto
1 colher de sopa de amendoim sem casca Preparo
Em um recipiente grande acrescentar o feijão já cozido, o tomate, a cebola, pepino e brotos de feijão. Temperar com azeite, pimenta do reino, coentro, cheiro verde e sal. Levar para a geladeira por 30 min. Finalizar com gergelim e amendoim.

Fontes: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/10-beneficios-do-feijao-azuki-que-valem-a-pena-conhecer_a10790/1