Diwali – Festival das luzes – em reverência a Lakshimi – Deusa da Abundância e da Prosperidade – 14/11

Diwali é um dos festivais mais significativos da Índia. É comemorado em toda a extensão da nação com muita fanfarra e entusiasmo. Conhecido como o “Festival das Luzes”, Diwali é uma comemoração de 5 dias, na qual amigos e famílias se reúnem, acendem velas e ‘Diyas’ ou candeeiros de barro em suas casas, deliciam-se com iguarias doces, trocam presentes, queimam rojões. O festival é comemorado em ‘Amavasya’ ou “nenhuma noite de lua” e anuncia o início de um Ano Novo, de acordo com o calendário hindu. É um prenúncio de novos começos, pois acredita-se que a Deusa Lakshmi faça uma visita às casas dos devotos no meio da noite escura e os abençoe com riqueza e felicidade. É chamado de festival das luzes porque simboliza a vitória da luz sobre as trevas, o bem sobre o mal e a esperança sobre o desespero. 

Honras especiais são dadas à Lakshmi, a deusa da riqueza e da prosperidade, e a Ganesha, o removedor de obstáculos. Acredita-se que a deusa Lakshmi tenha sido criada a partir da agitação do oceano no principal dia de Diwali e que ela visita cada casa durante o período do festival, trazendo com ela prosperidade e boa sorte. Diz-se que ela visita, primeiro, as casas mais limpas, por isso, as pessoas deixam suas casas impecáveis ​​antes de acender lâmpadas para convidar a deusa a entrar.

Para se preparar para o Festival, você pode limpar e purificar a casa com incensos. Acender velas amarelas ou brancas no altar e perto da porta de entrada da casa. Dizem que a Deusa Lakshmi gosta das casas iluminadas.
Que cada lar possa receber as bençãos da Abundância Divina com muita alegria e amor!

Feliz Diwali, nas bênçãos de Lakshmi!


Fonte: Ponte do Arco-íris. Pesquisa: Holidify