Feliz Ano novo Chinês!

O ano-novo chinês se inicia no primeiro dia em que a Lua está na fase nova. Em 2021 o início do ano ocorre em 12 de fevereiro, quando começa o Ano do Boi (Búfalo) de Metal, que corresponde ao ano 4719 do calendário chinês, cujo término acontecerá em 31 de janeiro de 2022.

2021: Ano do Boi

O boi é o segundo animal do zodíaco chinês. Os 12 signos do horóscopo chinês são utilizados para representar os anos. Como o ciclo se repete a cada 12 anos, 2020 encerrou um ciclo representado pelo rato, e em 2021 um novo ciclo se inicia, com o boi.

Em 2021, o ano será do signo de boi (búfalo) com o elemento metal. Desta maneira, segundo a astrologia chinesa, espera-se a chegada de um ano de trabalho árduo e de superação. O sucesso será fruto de muita disciplina, perseverança e dedicação.

Diferentemente do calendário ocidental, que é organizado pelo movimento de translação da Terra e, por isso, o ano possui 365 dias, o calendário chinês é lunissolar, ou seja, é organizado de acordo com as fases da Lua e a posição do Sol.

Por esse motivo, não há uma data fixa para o início do ano chinês; o seu início acontece entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro, em decorrência do surgimento da primeira lua nova.

Para fins civis, os chineses utilizam o calendário gregoriano, utilizado na maior parte do mundo, e o calendário chinês marca as festividades e datas importantes.

A festividade que marca o início do Ano-Novo Lunar no calendário chinês é chamada de Festival da Primavera, celebração mais importante do calendário, que dura 15 dias e se encerra com o famoso Festival das Lanternas.

Tradições Chinesas de Ano-novo

Assim como no Brasil temos uma infinidade de superstições e coisas para atrair a boa sorte no ano que se inicia, os chineses também têm seus truques. Vejamos alguns:

  • Um dos símbolos do Ano-novo são as flores de ameixa (coragem e esperança), e o narciso, que simboliza boa sorte e prosperidade.
  • Para conservar a boa sorte, convém evitar lavar os cabelos e assim perder os bons fluídos para o ano que se inicia.
  • No Ano-novo deve-se falar somente do futuro e não do passado, pois um novo ciclo está começando.
  • O linguajar merece especial atenção, por isso nada de falar palavrão ou expressões negativas.
  • Também é melhor ficar longe de facas ou tesouras, porque estas podem “cortar” os bons augúrios.