Com vocês, o Brócolis! Conheça os benefícios e receitas desse vegetal delicioso.

A imunidade é a capacidade do nosso corpo de nos defender de vírus e bactérias. Por isso, é de extrema importância que o nosso organismo esteja sempre com um ótimo índice imunológico. E, para que isso aconteça, é necessário que nosso cardápio seja sempre rico em vitaminas e nutrientes.

Os vegetais que possuem uma cor verde mais escura têm a tendência de serem ótimos para nossa imunidade. Isso não é diferente com o brócolis. Cheio de benefícios para nossa saúde, essa delícia possui ácido fólico, o que auxilia os globos brancos na defesa do corpo.

Existem dois tipos de brócolis. O comum tem flores graúdas, caules longos e bastante folhas. O ninja tem caule curtinho, flores miúdas e menos folhas. O sabor tem um leve amargor, sendo o ninja mais suave. Além dos floretes, também dá para usar as folhas e os talos do brócolis nas preparações. O jeito mais fácil de levar é cortar o maço em floretes e separar as folhas e então higienizar.

+ 7 benefícios do brócolis:

1. Ajuda a combater doenças pulmonares e cardiovasculares
O sulforafano presente no brócolis ajuda o organismo a combater infecções causadoras de inflamação nos pulmões e nas artérias.

2. Previne o câncer de bexiga
Um estudo constatou que homens que ingeriam cinco ou mais porções de vegetais crucíferos por semana tinham metade da probabilidade de desenvolver câncer de bexiga, ao longo de um período de 10 anos, quando comparados aos homens que raramente os comiam. O brócolis e o repolho foram apontados como os alimentos mais protetores.

3. Dá à pele um brilho saudável
A vitamina C do brócolis ajuda na formação do colágeno, elemento essencial para uma pele saudável.

4. Reduz o risco de câncer colorretal
O brócolis é rico em folato, fibras e antioxidantes que podem reduzir o risco de câncer colorretal.

5. Aumenta a sobrevivência ao câncer de mama
Um novo estudo sugere que o consumo de brócolis e outros vegetais crucíferos melhora a probabilidade de sobrevivência ao câncer de mama. De um grupo de mulheres estudadas na China, 62% tiveram menos chances de morrer em decorrência do câncer de mama e 35% delas tiveram menos chances de recorrência com uma dieta regular de vegetais crucíferos, quando comparadas às mulheres que não seguiam esse tipo de alimentação.

6. Mantém os ossos fortes
A vitamina K do brócolis ajuda a melhorar a saúde dos ossos.

7. Ajuda na perda de peso
A maioria das pessoas consome pouca vitamina C, e um estudo comprovou que adultos com deficiência dessa vitamina podem ser mais resistentes à perda de peso. Em contrapartida, pessoas que tinham níveis adequados de vitamina C no organismo queimavam 30% mais gordura após uma sessão de exercícios que pessoas com vitamina C baixa.

Duas receitas fáceis e deliciosas com Brócolos do site panelinha.com.br

Panelinha.com.br

BRÓCOLIS AO ALHO E ÓLEO
Por Rita Lobo

INGREDIENTES

  • 1 maço de brócolis ninja
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 dente de alho
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

  • Descarte as folhas e corte o brócolis em floretes médios. Com a faca, corte a base mais grossa do talo de cada florete e reserve na geladeira para uma próxima receita — você pode preparar uma sopa. 
  • Leve uma panela média com água (o suficiente para cobrir os floretes) e leve ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, coloque os floretes e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até começarem a ficar macios — cuidado para não cozinhar demais, verifique o ponto espetando com um garfo. Enquanto isso, separe uma tigela com água e gelo.
  • Assim que estiverem macios, escorra a água e transfira os floretes para a tigela com água e gelo para interromper o cozimento. Passe novamente o brócolis pelo escorredor e deixe por alguns minutos para tirar o excesso de água. 
  • Enquanto isso, descasque e fatie fino o dente de alho. 
  • Leve uma panela média (ou frigideira grande) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar. Adicione os floretes de brócolis, tempere com sal e pimenta a gosto e refogue por cerca de 3 minutos. Sirva a seguir.

VERSÃO CONGELADA

Se você tiver brócolis congelado, pode preparar a receita. Os floretes vão direto do congelador para a frigideira com azeite e alho. 

Panelinha.com.br

BRÓCOLIS ASSADO COM MOLHO DE MISSÔ
Por Rita Lobo

INGREDIENTES

  • 1 maço de brócolis
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • ½ xícara (chá) de missô (pasta de soja fermentada, cerca de 120g)
  • 50 g de manteiga em ponto pomada
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 4 colheres (sopa) de água filtrada
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • ⅓ de xícara (chá) de sementes de girassol tostadas

MODO DE PREPARO

  • Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). 
  • Descarte a base grossa dos talos do brócolis. Corte os ramos em tamanhos médios, de cerca de 8 cm de comprimento – se estiverem muito grossos, corte os floretes ao meio. Corte também os talos mais finos e as folhas em pedaços de cerca de 8 cm. 
  • Coloque o brócolis cortado numa tigela, cubra com água e mexa bem com as mãos para lavar – é mais fácil lavar o brócolis depois de cortado. Transfira os pedaços para uma centrífuga de saladas e seque bem – quanto mais seco melhor para assar.
  • Numa assadeira grande e funda, coloque os pedaços de brócolis (floretes, talos e folhas), regue com o azeite e tempere com pimenta a gosto. Misture bem com as mãos para envolver todos os pedaços. Atenção: não adicione sal, pois o molho de missô já é salgado. 
  • Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos – na metade do tempo, ou assim que os pedaços da superfície começarem a ficar tostadinhos, dê uma misturada com uma pinça para assar por igual. Enquanto isso prepare o molho de missô.
  • Numa tigela, com uma espátula de silicone, misture bem a manteiga com o missô até formar uma pasta. Junte o vinagre e misture novamente para incorporar.  
  • Transfira a pasta de manteiga e missô para uma panela pequena e leve ao fogo baixo. Mexa com a espátula por cerca de 2 minutos até a pasta começar a ficar mais fluida e brilhante – a manteiga vai derreter aos poucos, mas sem se separar dos outros ingredientes, deixando a pasta na textura de brigadeiro mole. Vá acrescentando a água aos poucos, mexendo a cada adição para incorporar até formar um molho mais fluido – o molho deve ser fluido mas cobrir as costas de uma colher. Reserve.
  • Retire o brócolis do forno e sirva a seguir com o molho de missô e as sementes de girassol tostadas.

COMO ARMAZENAR

O molho de missô pode ser mantido na geladeira por até 5 dias. Por ser a base de manteiga, ele endurece depois de frio. Na hora de usar basta levar novamente ao fogo baixo, mexendo com uma espátula, por cerca de 40 segundos até ficar na consistência mais fluida. Atenção: não aqueça no micro-ondas. A manteiga se separa dos outros ingredientes e o molho talha.

Com informações dos sites: Seleções Brasil e Panelinha