Criando uma nova civilização através do despertar da chama divina no espírito da humanidade

por Hideo NAKAZAWA (Japão)
Tradução: Carmen Balhestero

Talvez vocês já tenham visto em alguns locais os Mastros da PAZ com a frase: “May Peace Prevail on Earth” — Que a Paz Prevaleça no Mundo. Essa frase-Oração foi traduzida para cem idiomas, e os mastros que a divulgam são chamados MASTROS DA PAZ. Hoje, esses mastros se encontram em quase todas as partes do mundo, incluindo o continente da Antártica.

Esse movimento mundial pela PAZ começou com um filósofo religioso japonês chamado Masahisa Goi (1916-1980), logo após o final da Segunda Guerra Mundial, na qual o Japão foi derrotado, 70 anos atrás. Ele nasceu em Tokyo e testemunhou a destruição terrível da guerra. Sua esposa, que era de Hiroshima, perdeu toda a família em uma explosão de bomba atômica na cidade. Tais experiências o fizeram procurar a PAZ MUNDIAL DURADOURA e que fosse construída em terras espirituais. Após fazer várias experiências espirituais, ele alcançou a Iluminação Total. Desse feito, ele propôs e ensinou uma prece simples como ferramenta para realização simultânea da iluminação pessoal e da Paz Mundial: “Que a PAZ Prevaleça no Mundo”. Os esforços e trabalho pela PAZ de Masahisa Goi se expandiram em três organizações: Byakko Shinko Kai (White Light Association, Fuji — Associação da Luz Branca, Fuji), World Peace Prayer Society (Sociedade de Preces pela Paz — Nova York), e Goi Peace Foundation ( Fundação Goi pela PAZ — Tokyo). A Byakko é um grupo espiritual que auxilia os buscadores espirituais a despertar sua divindade interna por meio de vários métodos, como preces, meditação, mudras e mandalas. A Sociedade de Preces pela Paz é uma organização não governamental associada ao Departamento de Informação Pública nas Nações Unidas (ONU) que promove os Mastros da Paz , cerimônias das bandeiras, competições anuais internacionais de Artistas pela Paz e Ensaios pela Paz. A Fundação Goi pela Paz é uma organização cultural sem fins lucrativos, cujo objetivo é desenvolver uma interação mundial de pessoas e grupos que busquem o amor e a paz, tendo como base a Declaração para Todas as Formas de Vida na Terra (http://www.goipeace.or.jp/english/declaration/index.html). Essa Fundação recebeu o status consultivo especial com o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ONU ) em 2004, e também o status oficial na Unesco, em 2006. A presidente das três organizações é sra. Masami Saionji, filha adotiva de Masahisa Goi. Ela recebeu treinamento especial diretamente do seu pai para se tornar sua sucessora em seus ideais pela PAZ. A sra. Saionji e seu marido, sr. Hiroo Saionji, têm aprofundado e ampliado a Filosofia de Paz de Masahisa Goi.
Desde 2005, a Byakko tem organizado anualmente uma cerimônia chamada “Sinfonia de Preces pela Paz” (Symphony of Peace Prayers — SOPP) aos pés de Mount Fuji, a montanha mais sagrada do Japão. Nessa cerimônia, representantes de diferentes religiões oferecem suas preces pela Paz, e mais de 7 mil participantes rezam a mesma prece ao mesmo tempo. Durante os últimos dez eventos SOPP realizados de 2005 a 2014, participaram representantes de diversas religiões, como Budismo (vários sectos), Xintoísmo (religião indígena japonesa ), Cristianismo (Catolicismo, Protestantismo, Anglicanismo ), Judaísmo, Islamismo (Sunni, Shia e Sufismo), Hinduísmo, Sikismo, Jainaismo e outras.
Um dos motivos da desordem atual no mundo se baseia no conflito religioso, e, infelizmente, muitos usam conceitos da religião para alcançar objetivos políticos. Eles frequentemente justificam a violência em nome de Deus, mas as verdadeiras pessoas religiosas são as que trabalham em nome da paz, do amor e da tolerância, que estão prontas a colaborar com outras religiões além de qualquer crença diferente. O evento SOPP é uma tentativa de reunir pessoas religiosas e espirituais que trabalham em prol da Paz e mostrar um exemplo de tolerância religiosa que é tão necessária hoje.
Em maio deste ano, o sr. e a sra. Saionji e seu amigo, dr. Ervin Laszlo, famoso filósofo conhecido mundialmente, fundador do Clube de Budapest, irão apresentar a Declaração Fuji (http://www.kosmosjournal.org/article/awakening-the-divine-spark-in-the-spirit-of-humanity/), na qual afirmam: “ Com estados profundos de crise que trazem desconforto a todas as partes do mundo, existe uma necessidade crescente de mudança em nossas formas de pensar e agir”. Eles se referem à necessidade de toda a humanidade mudar da consciência material egoísta para a consciência divina.
Eles dizem: “Nós podemos resgatar a fagulha divina no espírito humano e trazer nosso amor inato, compaixão, sabedoria e alegria de viver uma vida que floresce. É chegado o tempo de cada um de nós despertar a chama divina que reside em nosso coração”, para que possamos criar uma nova civilização que seja livre de destruição e conflito”.
Para celebrar a Declaração Fuji, a Fundação Goi pela Paz e o Clube de Budapest apresentarão eventos simultâneos pela Paz em Tokyo (dia 15 de maio de 2015) e em Copenhagen (dia 16 de maio de 2015), unindo ambos os eventos com transmissão ao vivo pela internet .
Byakko vai realizar a Sinfonia de Preces pela Paz no Santuário de Fuji no dia 17 de maio de 2015, horário do Japão, que também será transmitido ao vivo pela internet


By Pax – Carmen Balhestero – www.pax.org.br