Dia-de-Ação-de-Graças

DIA AÇÃO DE GRAÇAS – 23 de novembro de 2017

O Dia de Ação de Graças é o feriado americano mais celebrado do ano, quando familiares e amigos se reúnem para agradecer e celebrar a Vida – há alguns anos, a ave, peru; já não é mais o símbolo oficial, fiquem de olho nos noticiários, na Casa Branca, o presidente americano sempre escolhe o bicho que seria abatido e o envia para um santuário de bichos resgatados destas ocasiões de abate. Pode parecer brincadeira, mas esta nova tomada de consciência preservando a vida dos animais já ocorre há 5 anos e é transmitido ao vivo direto da Casa Branca por vários canais de TV como CNN, ABC News, entre outros. Nos Estados Unidos e Europa também existem opções de peru feito de soja, de tofu e muitas família vegetarianas escolhem outros itens a serem ingeridos como a abóbora, pão integral, frutas vermelhas, amarelas e laranja.

O mais importante é saber que o símbolo principal deste dia é a cornucópia (foto acima – tipo cesto com milho, trigo, frutas vermelhas e laranja dentro) que significa abundância e a abóbora – as pessoas enfeitam a entrada da casa e tambem dentro com abóboras que simbolizam fartura, alegria, milagres, abertura de caminhos – sugerimos que você sempre tenha abóbora em casa (o ano todo, mas principalmente nesta época de Ação de Graças) uma para os espíritos da sua casa, nesta você não mexe, deixe que apodreça no tempo certo, descarte e coloque outra no lugar, traz abundância para toda a família. E outra abóbora para ser ingerida neste final de semana do feriado de Ação de Graças em pratos doces e salgados . Veja texto abaixo da nossa querida Heloísa Lassálvia sobre como preparar e fazer a sua Celebração em casa.


 

AÇÃO DE GRAÇAS A QUARTA 5a FEIRA DE NOVEMBRO por Heloísa Lassálvia

A origem do “Dia de Ação de Graças” – o “Thanksgiving Day” norte americano, está no século XVIII, quando peregrinos reuniram-se para comemorar a chegada à nova terra, onde estariam livres das perseguições religiosas sofridas na Inglaterra.

Esses poucos peregrinos, dissidentes da igreja anglicana, a caminho dos Estados Unidos passaram muito frio, fome e outras necessidades. Quando finalmente chegaram no Estado de Massachussets (em 1620), o saldo de sobreviventes era cerca de 50 pessoas, a metade dos que haviam partido.

Essa pequena comunidade manteve um bom relacionamento com os índios e em uma festa de agradecimento, programada pelo Governador, os nativos presentearam esses ingleses com perus selvagens, trigo, frutas vermelhas e laranja e abóbora, e assim juntos, brancos e índios celebraram esse dia como AÇÃO DE GRAÇA concedida por Deus.

Até hoje nos Estados Unidos é um dos feriados mais importante do calendário. É um dia de confraternização. Familiares reúnem-se dos pontos mais diversos do país para agradecer por todas as graças alcançadas no último ano. O costume também é compartilhar o dia com amigos e vizinhos com muito respeito e devoção. E é claro, na refeição de confraternização não falta nunca à mesa um peru assado que simboliza a fartura e a abundância.

É celebrado nos Estados Unidos na quarta 5a feira do mês de novembro e apesar de não muito difundido entre as famílias no Brasil, o Dia de Ação de Graças é comemorado por várias instituições.

RITUAL para fazer em casa

1 – Prepare o seu lar para um dia festivo. Enfeite-o com flores, frutos, trigo e abóboras.
2 – Harmonize o ambiente com incensos e músicas alegres.
3 – Acenda uma vela laranja o ofereça a chama pela paz e harmonia de sua família e amigos.
4 – Convide pessoas que lhe são caras para compartilhar de uma refeição.
5 – Antes de iniciar a refeição, agradeça em nome de todos presentes, por todas as graças alcançadas no último ano e pela graça de te-los presentes a sua mesa.

Ou

6 – Disponha em uma bandeja pães ou doces ou frutas. Faça uma oração em agradecimento e distribua-os a pessoas de seu relacionamento desejando –lhes Paz, Fartura, Saúde e Amor como prova de Amizade e Confraternização.
7 – Ao final do dia, antes de dormir, agradeça pela oportunidade que teve de ser anfitrião de uma celebração que é o elo de amor entre as famílias e amigos na Vitória da Alegria e Felicidade.


 

ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS
ESTAMOS MAIS UMA VEZ REUNIDOS EM NOME DE DEUS PAI E MÃE PARA CELEBRARMOS ESTE DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS.

AGRADECEMOS PELA MANUTENÇÃO E SUSTENTAÇÃO DO AMOR EM NOSSO LAR, QUE É O NOSSO TEMPLO, NOSSO ABRIGO EM TODOS OS MOMENTOS.

AGRADECEMOS PELA UNIÃO DE NOSSOS FAMILIARES QUE NESTE DIA SÃO ABENÇOADOS PELA SAGRADA FAMÍLIA NA IRRADIAÇÃO DE SÃO JOSÉ, MÃE MARIA E MESTRE JESUS SANANDA.

AGRADECEMOS PELOS ALIMENTOS SERVIDOS À NOSSA MESA, TODOS OS DIAS, NA FORÇA DA ABUNDÂNCIA E DA SAÚDE PLENAMENTE RENOVADA.

AGRADECEMOS PELAS OPORTUNIDADES DE ALCANÇARMOS CADA DIA MAIS, A PROSPERIDADE ATRAVÉS DO TRABALHO NOSSO DE CADA DIA.

MAS SOBRETUDO AGRADECEMOS A DÁDIVA DA VIDA QUE NO VISLUMBRAR DE CADA AMANHECER NOS PRESENTEIA COM A ESPERANÇA DE UM DIA DE PAZ, AMOR E LUZ.

CONCEDEI-NOS PAI E MÃE DIVINOS, NESTE DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS, PERMISSÃO PARA AGRADECER EM NOME DAQUELES QUE NÃO POSSUEM OS BENEFÍCIOS DE CONVOSCO FALAR, PARA QUE NO PRÓXIMO ANO, NO DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS, TODOS TENHAM COMO COLHEITA O RECONHECIMENTO E A GRATIDÃO.

AGRADECEMOS TAMBÉM PELO REINO ANIMAL, VEGETAL E MINERAL, AOS SERES ELEMENTAIS DA NATUREZA DO FOGO, ÁGUA, AR, TERRA E ÉTER QUE EM CONFRATERNIZAÇÃO DE PAZ E HARMONIA SAÚDAM A AMADA MÃE TERRA. E QUE ASSIM SEJA POR TODA ETERNIDADE. AMÉM.


Fonte: Fraternidade Pax Universal