Dia de Ação de Graças

Momento de expressar a gratidão

O Dia de Ação de Graças é uma celebração mais comunitária, religiosa ou não, e não se refere somente à colheita dos frutos da terra, mas é uma expressão de gratidão por todas as conquistas obtidas durante o ano.

Feriado extremamente popular na América do Norte, em inglês, é chamado de Thanksgiving Day. É comemorado na 4ª quinta-feira de novembro nos Estados Unidos e na 2ª segunda-feira de outubro no Canadá.

No Brasil, a data foi instituída pelo presidente Gaspar Dutra em 1949 por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, que ficou impressionado com as comemorações norte-americanas no período em que representou o país em Washington. A data fixada foi a 4ª quinta-feira de novembro.

Reza a lenda que a primeira comemoração de Ação de Graças foi realizada em 1578 no Canadá, pelo explorador Martin Frobisher. Ele teria realizado uma cerimônia religiosa formal e celebrado a Comunhão juntamente com o ministro Robert Wolfall para agradecer sua sobrevivência à longa e perigosa viagem desde a Inglaterra até o extremo norte do Canadá, enfrentando tempestades e icebergs para procurar a Passagem do Noroeste para o Oceano Pacífico.

A festa mais parecida com a dos dias atuais foi realizada pela primeira vez no início do outono de 1921, pelos colonos que fundaram a vila de Plymouth, no estado americano de Massachussets. A intenção era agradecer a Deus pela boa colheita obtida depois de um inverno especialmente rigoroso. Foi realizado um grande festival, marcado por banquetes ao ar livre.

A celebração foi adotada por outros estados americanos até que o presidente Abraham Lincoln instituiu a 4ª quinta-feira de novembro como o feriado nacional do Dia de Ação de Graças. A data é comemorada com desfiles imponentes, jogos de futebol americano, missas e grandes almoços e jantares em família, com comida e bebida farta.