Dia de Ganesha 2/9/2019

Esta semana a cultura Hindu começa uma de suas principais celebrações: o Ganesha Chaturthi. Trata-se do festival Hindu comemorado em honra do deus com cabeça de elefante Ganesha. No calendário hindu estas celebrações que duram de 10 a 14 dias são realizadas no 4º dia da primeira quinzena (Shukla Chaturthi) no mês de Bhaadrapada, o que para nós do ocidente representa meados de agosto e setembro.

No primeiro dia de celebração, os indianos tomam um banho de purificação e saem em procissão com suas representações de Ganesha confeccionadas previamente. Essa figura é colocada sobre um altar onde ficará pelo período da celebração e decorado com flores, guirlandas, luzes coloridas, etc. Ao longo destes dias, todas as manhãs e noites são feitas preces, orações, recitações, cânticos e oferendas.  No último dia da celebração, as representações são levadas novamente em procissão a um local de imersão, como rios e lagos, para serem depositados.

Ganesha é uma das mais veneradas representações de Deus. Filho mais velho de Parvati e Shiva, é considerado o mestre da sabedoria e intelecto e pela sua superação de obstáculos.

A sua representação em forma de menino com corpo de elefante, mostra sua alta capacidade intelectual e devoção ao estudo das escrituras. Logo no começo de sua tromba, podemos ver um tridente, que indica ser filho de Shiva. Sua presa quebrada representam o mundo espiritual e material, negativo e posito, o Yin-Yang. Seu transporte, o rato, é representado na grande maioria de suas imagens, e simboliza que devemos ser astutos em nossas decisões.

Ganesha representa o perfeito equilíbrio entre força e bondade, poder e beleza. Também representa a capacidade de diferenciar entre o que é verdade e ilusão, graças ao seu grande intelecto.

De acordo com o Kundalini Yoga, Ganesha está no primeiro Chakra, chamado de Muladhara. “Mula” significa “original, criador”; “Adhara” significa “base, fundação. É a sabedoria interior que normalmente está presente nas crianças pequenas.

Mantra

Om Gan Ganapataye Namaha

Esse é o um dos mantras mais famosos para Ganesha. Pode ser traduzido de diversas formas.

Om = Saudações! Acorde!
Gam = O som do poder secreto de Ganesha. É sua “sílaba-semente”.
Ganapataye = Outro nome de Ganesha, o quebrador de obstáculos.
Namaha = rendição ou saudação.