11 de agosto agosto, dia de KRISHNA

Janmashtami, também chamado de Shri Krishna Janmashtami ou Gokulashtami, é um festival que é celebrado para marcar o nascimento do Senhor Krishna, celebrado no mundo inteiro.

Acredita-se que o Senhor Krishna seja a oitava encarnação (avatar) do Senhor Vishnu, Deus da Alimentação e Preservação do Universo, que, juntamente com Brahma e Shiva, forma a trilogia dos Deuses Supremos hinduístas.. Os devotos observam o jejum neste dia como um gesto de devoção, enquanto muitos outros se entregam às festividades organizando programas culturais e rituais de puja em casa.

Talvez pela sua eterna juventude, beleza, sensibilidade e alegria, Krishna mora não só nos corações hinduístas, mas também nos de muitos que se encantam com a sua energia romântica e amorosa.

Krishna nasceu em Mathura, Uttar Pradesh. Nesta região, uma tradição comum é a performance de Krishna Lila, um drama folclórico que consiste em cenas da vida de Krishna.

Muitos costumes se desenvolveram em diferentes partes da Índia, todos baseados nas histórias da vida de Krishna. Por exemplo, é dito que quando menino, Krishna amava tanto manteiga e leite que eles tinham que ser mantidos fora de seu alcance. Essa história se reflete em muitos jogos de escalada para crianças.

Muitas lendas coloridas falam da vida de Krishna e ele é uma figura proeminente nos escritos hindus.

Quando criança, ele é conhecido por suas travessuras, como o roubo de manteiga mencionado anteriormente, e imagens dele quando criança o mostram dançando alegremente e segurando uma bola de manteiga nas mãos.

Quando adulto, ele é mais comumente descrito como dançarino ou amante, muitas vezes tocando flauta e rodeado por mulheres que o adoram. Em uma história, é dito que derrotou a serpente de muitas cabeças Kaliya dançando com ela até a submissão.

Ritual

1. Enfeitar mesas com toalhas coloridas e flores naturais.
2. Acender vela dourada ou amarela e oferecer a chama a Krishna.
3. Colocar música ambiental.
4. Acender incensos.
5. Envolver-se em Luz Dourada da Sabedoria e invocar 9 vezes:

Hare Krishna
Hare Krishna
Hare Krishna
Hare Hare
Hare Rama
Hare Rama
Hare Rama
Hare Hare

6. Faça seus pedidos com amor e alegria no coração.
7. Faça a Oração de Krishna e silencie a mente por alguns minutos.

Oração de Krishna

Ó Vós, infinita e sagrada Presença Divina, altíssima fonte de toda a vida! Abençoado seja Vosso Sagrado Nome!
Nós nos prosternamos aos Vossos pés; nós Vos agradecemos; nós vos rendemos Ação de Graças.; Nós Vos glorificamos por Vossa majestosa Presença no Universo! … porque Vós sois: Eu Sou o Eu Sou! 

Nós Vos devolvemos, Ó Poderoso, toda a Força e Poder que foram usados por nós na imperfeita manifestação visível ou invisível. Vos sóis o Todo Poderoso do Universo! Não existe outro Poder em atividade.
Seja feita a Vossa Vontade – em nós agora! Deixai Vosso Reino manifestar-se constantemente, a face da Terra, através de todos os tempos, nos corações de todos os que são abençoados, que estão em condições de viver esta Graça!
Ó Vós, Altíssimo bem amado! Elevamos nossos corações, nossa visão, nossa consciência a Vós. Deixai a substância do Vosso próprio Ser fluir em cada um de nós, de acordo com as nossas necessidades, para seguirmos em Vosso Nome e não haver deficiência em Vosso Serviço.
Pedimos o perdão das transgressões à Vossa 

Lei do Amor e Harmonia para nós e para todas as pessoas, bem como para as forças dos Reinos dos Elementais do Reino da Natureza. 

Dai-nos, agora, Vossa Misericórdia.
Com a Vossa Força e o Vosso Desejo, queremos perdoar, de nossa parte, as faltas de todos os que nos magoaram desde o início dos tempos!
Não tememos mal algum porque estais em volta de nós e dentro de nós.
Não existe Poder além do Vosso, nada que possa ferir, destruir ou roubar a beleza da vida.
Vós sois a Força, o Poder no qual trilhamos o caminho da prestação de contas.
Ó Pai da Luz, glorificai-nos em Vosso próprio Ser e mostrai-nos toda a glória da qual, no começo participamos convosco, antes que o mundo fosse feito.
Assim seja.