Karthikai Deepam 2019 – O Festival das Luzes do Sul da Índia

Karthikai Deepam também escrito Karthigai Deepam ou Karthika Deepam é um dos festivais mais antigos da Índia. É um festival de luzes que é observado pelos hindus de Tamil Nadu , Sri Lanka e Kerala. Ele cai no mês de Kārttikai (meados de novembro a meados de dezembro) conforme o calendário tâmil . Isso ocorre no dia em que a lua está em conjunção com a constelação Karthigai (Plêiades) e Pournami. Esta constelação aparece como um grupo de seis estrelas no firmamento na forma de um brinco.

Agal vilakku (velas em pequenos recipientes de barro) são acesas em todas as casas. Karthigai é essencialmente um festival de luzes. A vela acesa é considerada um símbolo auspicioso. Acredita-se que afasta as forças do mal e traz prosperidade e alegria. Embora a vela acesa seja importante para todos os rituais e festivais hindus, é indispensável para Karthigai. Este festival também é comemorado para comemorar o vínculo entre irmãos e irmãs no sul da Índia (análogo a Bhaiya-Dhuj e Raakhi). As irmãs oram pela prosperidade e sucesso de seus irmãos e acendem velas para marcar a ocasião. O festival acontece por um mês. 

A mitologia mais antiga associada a este festival é quando Lord Brahma e Lord Vishnu começaram a discutir entre si sobre sua supremacia individual em termos de poder e força. Afligido por seus argumentos, o Senhor Shiva emergiu na frente deles como uma chama de fogo. Lord Brahma e Vishnu decidiram competir entre si para encontrar o início e o fim dessa chama. Para isso, Brahma assumiu a forma de um cisne e Vishnu assumiu a forma de um javali. Finalmente, quando nenhum deles venceu, o Senhor Shiva emergiu de volta à forma e, assim, enfatizou a infinitude e existência última de Deus que está além de todas as medidas.

As casas são limpas e lavadas neste dia. Os padrões florais chamados ‘Kolams’ são feitos com pasta de farinha de arroz na frente da casa para receber as divindades do culto.

As velas chamadas ‘agal’ são então colocadas na frente do Deus e também são usadas como decoração nos Kolams.

Os jejuns são mantidos até o pôr do sol e pratos especiais são preparados para serem consumidos após o fechamento do jejum.

Toda a casa é decorada com inúmeras velas. Diferentes padrões de velas simbólicas de contos mitológicos são usados ​​- Lakshmi villaku em forma de mulher com as mãos postas, Kuthu villaku em forma de flor de cinco pétalas e o Gajalakshmi villaku – a vela de elefante.

Este festival é comemorado com muita pompa e glória nos templos de Shiva de Tirruvanna malai, colinas de Tamil Nadu. No Karthikai Deepam, um enorme fogo é aceso em Arunachala, a montanha da iluminação, visível há vários quilômetros de distância.

Fonte: Prokeraia.com