Prato colorido é sinônimo de alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada é o segredo para uma boa saúde e um prato colorido é uma estratégia simples para garantir isso. Quanto mais colorido, melhor! Variedade de cor significa maior variedade de nutrientes. Cada alimento contribui de uma maneira em nossa saúde, daí a importância dessa mistura em nosso prato.

VERDE – Ricos em clorofila e auxiliam na proteção do coração e na formação do sangue. Os vegetais verdes contribuem para a desintoxicação do fígado, uma vez que colaboram na produção de enzimas. Melhoram e previnem a prisão de ventre, pois são fontes de fibras e ainda contém Vitamina C, que ajuda na visão e no fortalecimento dos ossos e dentes.

AMARELO E LARANJA – As frutas e legumes destas cores são fontes de carotenóides. Elas ajudam na saúde da pele e do cabelo atuando como antioxidante e também protege o sistema vascular e reforça o sistema imunológico.

VERMELHO – Esses alimentos são ricos em licopeno, substância que age como antioxidante ajudando o sistema cardiovascular, na produção de neurônios e na memória. Os alimentos vermelhos também reduzem o desenvolvimento de doenças como câncer e diabetes.

ROXO – Os alimentos de cor roxa estão associados ao combate dos radicais livres, retardo do envelhecimento celular e na prevenção do desenvolvimento de várias doenças. Eles neutralizam algumas substâncias cancerígenas e diminuem os riscos de ataques cardíacos.

BRANCO – São alimentos ricos em cálcio, potássio e vitamina A, melhoram o funcionamento muscular, aumentam a densidade óssea e também auxiliam no funcionamento do sistema nervoso e muscular.

MARROM – Boas fontes de carboidratos, também contém fibras, vitaminas do complexo B e vitamina E. Esses alimentos ajudam no funcionamento do intestino e auxiliam a perda de peso, pois aumentam a sensação de saciedade.

Os alimentos isolados podem não trazer todos os benefícios esperados, por isso ter a alimentação variada, incluindo todos os grupos e cores é fundamental para aproveitar todos os nutrientes.

Fonte: O Popular Digital